quinta-feira, junho 23, 2005

Sobre Pinhole!

Pin Hole ou Câmara Obscura
(por Leo Lima)

O Pin Hole ou Câmara Obscura é uma modalidade de fotografia artesanal na qual não são utilizados nenhum tipo de aparato fotográfico, como câmeras, filmes e lentes. Para se realizar as fotos são necessários apenas uma caixa vedada à luz e papel fotográfico preto e branco.
Ela se utiliza de um princípio básico da fotografia, descoberto por diversos cientistas simultaneamente na Europa do século XVI, dentre eles Leonardo Da Vinci. O princípio pode ser visualizado através de uma sala ou câmara vedada à luz que possui apenas um orifício em uma de suas paredes. A luz que tem acesso à sala atravessa todo o espaço e vai formar, na parede oposta, uma imagem duplamente invertida, de cabeça para baixo e com os lados trocados. Os cientistas também perceberam que quanto menor o furo, maior era a nitidez com que se formava a imagem na parede opsta a ele. O aumento progressivo do orifício fazia com que a imagem fosse 'perdendo o foco', até que ela desaparecia e a câmara passava a ser apenas mais uma sala iluminada insuficientemente por uma pequena entrada de luz, menor do que uma janela.
As imagens são normalmente feitas à luz do dia -facilitando a fotossensibilização do papel. O papel deve ser fixado dentro da câmera numa sala escura e a câmera deve ser levada para a luz do dia e colocada sobre uma superfície estável por alguns segundos. O tempo de exposição à luz varia conforme o tamanho do furo (forjado com um alfinete) e conforme a luminosidade do dia e do local escolhido.
O papel fotográfico deve ser revelado logo após a exposição, a fim de que não vaze luz suficiente para estragar a foto desejada.A revelação é feita em sucessivos banhos químicos do papel em reveladores, interruptores e fixadores, nesta ordem. A partir deste processo é gerado um negativo da imagem capturada (imagem duplamente invertida e também invertida em suas áreas claras e escuras). O positivo (imagem real) é conseguido com o auxílio de um ampliador fotográfico e com um novo papel fotossensível, que terá 'impresso' em sua superfície a imagem retratada.

Nenhum comentário: