domingo, março 18, 2007

Pra gente aprender! E UTILIZAR!

Pra despertar

Tempo de decomposição dos resíduos sólidos
Papel: 3 a 6 meses
Jornal: 6 meses
Toco de cigarro: 20 meses
Nylon: mais de 30 anos
Chicletes: 5 anos
Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano
Fralda descartável biodegradável: 1 ano
Fralda descartável comum: 450 anos
Lata e copos de plástico: 50 anos
Lata de aço: 10 anos
Tampas de garrafa: 150 anos Plástico: 100 anos
Garrafa plástica: 400 anos
Pneus: 600 anos
Vidro: tempo indeterminado

Pra utilizar

Reduzir, reutilizar, reciclar
Os três “R”s.

Reduzir o lixo em nossas casas e locais de trabalho, diminuindo o consumo do que não é realmente necessário.
Isto implica, entre outras atitudes, rejeitar os produtos com excesso de embalagens, principalmente plásticas ou de isopor, e optar pelas de papelão, que são recicláveis, não poluem o ambiente e gastam menos energia para serem produzidas; utilizar os dois lados das folhas de papel; e preferir copos de vidro ao invés dos descartáveis.

Reutilizar significa usar um produto de várias maneiras. Como exemplo, podemos reutilizar recipientes de plástico ou vidro para outros fins, como plantar ou fazer brinquedos; reutilizar envelopes, colocando novas etiquetas adesivas sobre os endereços do remetente e destinatário; e doar roupas e outros objetos em bom estado que não são mais utilizados.

Reciclar é lidar com o lixo de maneira que reduza o seu volume, reciclando tudo o que for possível: papéis, papelão, plásticos, vidros e metais. Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, contribui para diminuir a poluição e a contaminação do solo e ajuda a economizar matéria-prima e energia usada para fabricação de outros produtos.

Nenhum comentário: