domingo, agosto 20, 2006

Notícias do lado de cá I

* "QueRIdEZas"

* QuEriDEzaS: Sao presentes da vida que carregamos em nosso coraçao e que nos fazem sorrir de saudades, que da vontade de abraçar, de falar, de ter presente com a gente, de contar, de descobrir e compartilhar! Palavra nova, que saltou dos làbios de um ceRto Leo Melo, hehehee, (que figura!) e que traduz com intensidade pessoas que tenho em meu coraçao ...

E é a voces, QuERidEzAS, que dedico este meu diàrio de bordo! Porque quero compartilhar com quem faz parte de mim um pouco do que tenho vivido aqui neste "Velho Mundo" ! Vou escrevendo aos poucos, a medida que o tempo quiser falar e que a calma deixar o resto ao meu redor se calar, quando a palavra se dispuser a saltar de dentro deste "potinho de inquietudes" (todos vocës ja conhecem um pedacinho de mim e sabem bem como è isso!). ... Hehe!

Entao...

atravessei o mar... Mar que muitas vezes olhei longe... tentando enxergar o outro lado, tentando mergulhar profundo, sentir um pouco do mundo, as vezes tentando entender... outras sentindo o vento bater, vindo forte do lado de cà (onde agora estou), sentindo a vida chamar! E aì... chegou a hora. Muito que de repente, como um repente destes bem nordestinos que escutei na ùltima estrada que andei, quando fui sentir o sol do nosso veráo queimar os cabelos no nordeste brasileiro. E aì... achei que tava numa pontinha do Brasil táo perto do outro lado do mar que resolvi atravessar. ... E atravessei!
Atravessei tranquila demaaaais! A imigraçao nem olhou pra mim... tava tao bonita, de vestido de moça feliz! Mas enfim... depois de pedir a todos os meus Orixas que me fizessem invisível diante dos meus opressores, e acreditar que tudo o que peço a EleS me 'e atendido, fui calma... e nao passou nada... Carimbo da Espanha no passaporte e Bien Venida!
Cheguei por Madrid! Voei para Barcelona e fui recebida na esquina da Princesa con Moncada, ruas do Borne, bairro gòtico, onde vive Monica, minha pequena flor de laranjeira! Moncada è a rua do Museu de Picasso por onde se entra no beco da casa de Monica.
Desci do taxi correndo, deixando as malas pesadas pro taxista gentil tirar do carro enquanto aquelas paredes antiiiigas escutavam gritos de queridezas que hà muito náo se viam… gritos de felicidades de um encontro esperado!
E para subir na casa de Monica… como cinco andares de escadas de pedra, e sobe… e sobe… cheguei e um jantar delicia me esperava com vàrios brasileiros e espanhois a me dar bien venida!
De sobremesa uma goiabada cascáo que tirei da mala e que foi o deleite digestivo de todos! Como uma especiaria das mais finas! Coisa boa é dar prazer!
Dia seguinte me pus a caminar pelo Borne com mùsica nos ouvidos! Gente! Que bairro lindo! A arquitetura, a cultura, as pessoas que passeiam pelas ruas, as cores, os instrumentos fazendo sons màgicos pelas esquinas acùsticas, bicicletas se equilibrando entre os pedestres, tocando seus sininhos de “buzina”… tudo muito vivo! E muito vivo há muito … construído e atraído por pedras firmes… antigas… Velho Mundo Vivo!
Vitrilhos coloridos contam histórias de igreja quando a luz do lado de fora entra nas catearais! Sao lindos! Janelas de cor enormes, uma obra de arte!
O Borne é um laberinto! Ruas e ruas que nos fazem perder o rumo olhando para cima, a ver os cata-ventos das varandas cheias de plantas e cores de cortinas, escuto burburinhos em español saindo das “ventanas” pelo ar…
Y estoy hablando mucho, y muy bien! Sorrisos!
Ja me perdi muitas vezes! E cada vez que me perco por ali sáo tantos encontros com as supresas das esquinas de Barcelona que nem todas as palabras do mundo para contar…
As vezes caminando temos que parar e sentar um pouco no chao, para escutar o som dos musicos viajantes, que tocam nas ruas por prazer e por monedas. ¡ .! E tocam musicas lindas, que fazem viajar parado…
Um fotografo español de viagem a Ibiza, um palhaço londrino que fica em seu lugar na casa, um estudante de arte com fala mansa… , um brasileiro com nacionalidade francesa, um argentino dono da bici “princesa” e dos olhos azuis como o mar do lado de cá, uma galiciana “Noa” tao expresiva que precisa ser encontrada por Almodóvar, vai ser uma de suas putas preferidas, e ainda está aprendendo a ler cartas… (que a vida se encargue desde encontró), um advogado “do Diabo” sargitariano ( gemelo do marido - e meu marido prometido!), besos, Rafa menina-mulher brasilera paseando feito brisa pelas calles, sorrisos, palabras, um casal dono da productora de video “Mago Producciones” (ali – tomando chupitos de wiskie comigo e falando da vida, fácil assim…), licor café, cervezas, porros, uma comida àrabe boa demaaaaaais que apráz qualquer Larica, a qualquer hora!
E sem hora… ¡O SOL que fica no céu até nove da noite…¡
Entáo a noite começa tarde… e duas da manha é como se fossem oito da noite! As ruas cheias de verao, de gente com calor, euforia, festas, encontros, cansaço, Bambolës na praça e muitos rebolados, skatistas em frente ao Macba escorregando em rodas pelo chao até que escutam “ La policía” e saem correndo em arrastao!
Absurda La Policia aquí gente! ¡!!! Náo se pode beber nas ruas, nao se pode andar de skates em frente ao museu, nao se pode sentar no chao das praças, nao se pode… nao se pode… nao se pode…
E … AS ruAS SAo limpAS com ÁGUA! ISSO MESMO! Eles limpam as ruas com jatos de água! Y mINha indiGnAÇAo GritaNDo “El agua del mundo se acaba!” ¡ Fico indignada toda vez que vejo! Alguém tem que apresentar a vassoura para esse povo!
E no mais… eu me sinto muito em casa em Barcelona! É como se há muito já me esperasse!
Las Ramblas com seu mar de gringos! Muita gente bonita! Muita ¡ E como toda estrada tem surpresas nas curvas… mais uma: numa praça encontrei um español que conheci em Pipa, RN, e que nem sabia que estava aquí… Sorrisos!
Gente! Conheci o príncipe de Hapa Nui, a ilha que tem estatuas de pedras! ¡!!!
Toda hora descobertas… e a lua aquí cresce de lado, nao é para cima, como no Brasil! O “sorriso do gato de Alice”- , aquele sorriso fino e escrachado que só a lua e o gato de Alice tèm quando estao crescendo, - aquí… sorri de lado (Como o “menino do sorriso torto”, que alguns – ou melhor, algunas, - bem sabem quem é…)!
E toda quinta-feira que eles deixam os móveis e objetos que nao querem mais na porta de casa, para quem quiser levar e hacer provecho. Impresionante! Da para montar uma casa inteira! Cadeira elegante, sofa confortable, mesas, gavetas, enfeites, e um armário para máquina de costura, daqueles com roda de ferro e pedal do lado de dentro, atravessou nosso caminho no meio da madrugada… Arrastamos o tal armário por mais de 3 quarteiroes, hehehhe, e a falta de gentileza gringa se ofereceu a nao nos ajudar… arf!... fico impresionada com a falta de gentileza! sÁo as diferentas de costumes!... ENfim… viva A genTIleZA!
E atè hoje o armário tá lá embaixo no início da escada, porque é pesado demais para subir cinco andares sem elevardor…
Quase todos os prédios que entrei sáo altos, com muitas escadas, e nao possuem elevador… coitados dos velhos quando sobem para casa…
Cartas ciganas leem presentes propícios ao momento:
“Rey de varas: creativo, inspirador, vigoroso, carismàtico, audaz!”
“Dos de Tentáculos: malabarismos, flexibilidad, diversión, equilibrio”
“Dos de copas: vínculo, tregua, atración”!
SaLVE SALve!
Sorrisos e muita felicidade! Canto quase o tempo todo aquí…
E passo por baixo da roleta do metro!
Parque no domingo cheio de gente na grama… puase todos os días me encontró de tarde na cama… ¡¿la siesta!¡¿ no! A festa mesmo… hehhhehe, das ruas de ontem, que me fazem acordar tarde… o cansaço da viagem atè hoje… e a curiosidade… que nao me deixa descansar…
Mas sigo em ritmo lento… deixando las cosas fluirme, … que sei que vai haver tempo para tudo…
Sem pressa segui de navio para Mallorca em noite de lua cheia… e que lua grande! Oito horas de viagem desconfortável, mas iluminada pela luz da moça lá de cima, entao… cheguei às seis da manha em Mallorca, ainda escuro… com a mesma lua que me acompanhou, mas agora baixa, enorme e amarela! Salve a Lua!
Um sorriso leve me buscou no porto e me trouxe para sua casinha acolhedora! Donde me esperava Lári, mi hermana fulô! Ai! que a vida sabe juntar sorrisos e luz para se sentir mais feliz! E nos fazer felices também!
Estou me sentindo em casa! Como se já me esperasse tudo o que está aquí! Xávi é um querido! E Lári… sao as mais novas QueRIdeZaS do meu jardim! Pessoas que deixam a vida ser gentil com elas e fazem gentilezas a agradecer! Amo ¡
Um pouco de sauna e jacuzzi com muitas palabras, para descansar e encontrar, um jantar japonês de boas vindas, um trabalho no barco a me esperar…
Hoje limpei um barco! Quando cheguei lá para pedir o trabalho uma menina que limpia havia faltado, e o capitao estava como me esperando chegar! Salve o FloW! Trabalhei, cantei no sol trabalhando, tomei banho de mangueira no sol trabalhando cantando, comi salada de lagosta no almoço do barco, trabalhando, hehehhe, e ganhei meus primeiros euros! € € € ¡Viva! ¡!!!! Heheeh!
Alguns artesanatos vendidos na rua em tentativas apressadas… e tudo no seu tempo…
E esta vida, este templo, que eu adoro estar!
Para viver e para contar…
Amo ¡ Beijos a todos cheios de saudades e sorrisos!

Salve a vida! Salve!
Salve Iansa! Heparrei Oiá!
Salve Yemanjá! Odoiá!
Salve Xangô! Kaô kabiecilê!
E Salve a “Querideza”! SALVE!

Nenhum comentário: